segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Enquanto preparo as malas...


...eu reflito:
"Prescindir da esperança significa que eu tenho que passar a viver, e não apenas a me prometer a vida". Essa frase de Clarice Lispector vem de encontro ao que eu e uma amiga conversamos hoje: certas experiências em nossas vidas (no caso dela, preocupações com a saúde do marido, no meu caso, um acidente de carro) nos obriga a focar mais no nosso hoje e evitar fazer planos a longo prazo. Eu, que sempre gostei de planejar e tentar controlar o meu destino, me vejo me apegando ao hoje com uma força ferrenha. E também com receios de fazer planos e ter que abrir mão deles... Não estou triste: sinceramente, não me lembro de períodos anteriores em minha vida onde eu me sentisse mais realizada e feliz. No entanto, não tenho tantas esperanças quanto tinha, não anseio tanto quanto anseava.. Atualmente, só consigo pensar até novembro, até minha viagem tão desejada e planejada. E depois, só consigo ver a minha mudança para o meu apartamento novo. Não consigo nem imaginar qual a próxima viagem que priorizarei (sinal claro que estou mesmo mudada...risos), que propostas (que bom que ainda me fazem propostas, sejam estas pessoais ou profissionais) aceitarei, onde passarei o Reveillon... No budismo dizem que a ausência de desejo traz serenidade. Mas este não é o meu caso, pois desejo ainda tenho, e muitos. Talvez eu só não os esteja nomeando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...