quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pompéia e o Vesúvio











Nessa semana sonhei que o vulcão Vesúvio, no sul da Itália, entrava em erupção. Considerando que o Vesúvio é um vulcão ativo, que sua última erupção foi em 1944 e que sua média de intervalo entre erupções é entre 50, 55 anos, meu sonho tem um tom profético. Lembrei de minha passagem por lá em novembor passado e das milhares de pessoas que vivem a seus pés. Segundo a guia local, todas as pessoa que vivem ao redor do Vesúvio tem que ter uma casa de referência para onde irem no caso de emergência. Há uma lei que prevê um ensaio anual de uma evacuação da região, mas isso nunca fora de fato ensaiado.
Lembrei também de minha passagem por Pompéia, uma das cidades que fora rendida pelo Vesúvio em 79 d.c. Algumas das fotos que lá tirei estão aqui postadas. Sem dúvida alguma, Pompéia é um dos lugares mais impressionantes que já pude conhecer. Fiquei absolutamente fascinada pela sua arquitetura, sua história, sua conservação, sua beleza. Por dias seguidos eu fechava os olhos e imediatamente me vinham a mente as imagens que lá apreendi, as histórias que lá ouvi e sobre lá li. Tive inveja da guia local (só que, se eu fosse ela, não moraria aos pés do Vesúvio...), que está sempre por lá, pisando nessas ruas milenares, revivendo essas histórias impressionantes.
Só quem vê, sentirá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...