segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fascinada por bibliotecas

                                              Biblioteca Pública em São João Del Rei

Li um texto que tratava da ausência de leitores em bibliotecas públicas em São Paulo, e isso me fez lembrar do quanto amo bibliotecas e do quanto elas foram importantes na minha vida. Quando me mudei para São João Del Rei, aos 11 anos, logo descobri que a biblioteca que havia numa escola próximo ao local onde eu morava também emprestava livros para não-alunos, e foi assim que fiz minha primeira ficha numa biblioteca e me tornei uma devoradora de livros: toda semana ou quinzenalmente eu ia lá tomar emprestados novos livros,  descobrindo autores como A.J. Cronin, M. Delly, Oscar Wilde (li O Retrato de Dorian Grey na adolescência!), dentre outros, e me apaixonando perdidamente pela leitura.. Em São João Del Rei eu também frequentei aulas de piano no Conservatório da Cidade, que ficava ao lado de uma biblioteca pública, e eu adorava passar por lá, me sentar nas cadeiras antigas e sentir o cheiro de livros centenários. Já na Faculdade (ao terminar o Segundo Grau eu também trabalhei numa livraria), trabalhei  em duas bibliotecas da UFMG, e por muito tempo, usei a biblioteca estadual aqui em Belo Horizonte, e uma ligada aos servidores da Prefeitura de BH. Atualmente, não estou pegando livros em Bibliotecas, mas sempre que viajo acabo dando um pulinho da Biblioteca da cidade, e foi assim que me encantei pela Biblioteca Pública de NY, por exemplo, e pela biblioteca do Caraça.Uma biblioteca que ainda não visitei, mas que está na minha lista de pendências, é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro (e eu já até sonhei casar nesse prédio, pois a arquitetura dele é linda...Imaginei-me num vestido lindo descendo aquelas escadas imponentes...).

Bibliotecas são verdadeiros santuários para mim!

Um comentário:

  1. Lu,

    Sempre que vejo um lugar abarrotado de livros penso em você!
    Sabe que, por mais que o Kindle e similares sejam super práticos, não vão substituir nunca os livros de verdade pra mim. Claro que em alguns casos vale a pena partir para uma edição virtual, mas adoro o cheiro dos livros, a textura... é um prazer tê-los em casa.
    Também não conheço a Biblioteca Pública do Rio de Janeiro pessoalmente, mas lembro que da primeira vez que vi uma imagem eu não acreditava que aquilo ficava no Brasil! Imaginar um casamento lá, então... nossa, seria um conto de fadas pra mim!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...