domingo, 28 de setembro de 2014

Em Algum Lugar do Passado

Estive pensando ao longo dessa semana de onde vem meu gosto por coisas antigas, história, arte e todo meu romantismo. Com certeza, o fato de ter morado em São João Del Rei moldou muito minha personalidade: foi lá que me encantei por cidades repletas de história, desenvolvi meu gosto pela leitura, estudei piano por dois anos no Conservatório, fiz teatro, ganhei concursos de poesia, encontrei descendentes de imigrantes italianos que ajudaram a criar em mim minha paixão pela Itália... Morei lá por quatro anos apenas, mas foram anos intensos, bem vividos e que muito me marcaram. E nessa semana resgatei um sonho que nasceu lá: o de ter um piano! Estou voltando a estudar, e, para minha surpresa, meu filho também está interessado em aprender a tocar piano.

Pesquisando partituras, caiu em minhas mãos a música tema do filme Em Algum Lugar do Passado, que é uma música linda e uma das que mais amo e que quero aprender a tocar. Nesse clima, revi o filme hoje (e choro todas as vezes que vejo o filme, não tem jeito) e ficou claro que o filme também teve muita influencia no meu romantismo e gosto pelo retrô. Vi o filme pela primeira vez nos anos de 1980 e me encantei não só pela música e história, como também pelo figurino e cenários.

Desde muito tempo, gosto bastante de coisas que costumam estar em algum lugar do passado...  E penso que isso não irá mudar no futuro.

3 comentários:

  1. Também adoro este filme, a música, o figurino... tudo tão lindo, delicado. Pena que todo o comportamento dessa época esteja se perdendo.
    Há uns dois anos tentei comprar um piano, mas não consegui. Os novos estavam caríssimos, mesmo comprando da fábrica (Essenfelder) aqui em Curitiba. Mas também era o piano mais lindo que já vi. Os usados tinham preço muito mais acessível, mas não estavam em bom estado. Mas acho lindo, um dia ainda terei um! Tire uma foto do seu, acho o visual das teclas maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é mesmo muito bonito.
    Também gosto de filmes de época.
    Vc assistiu Downton Abbey?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Liliane, geralmente não perco os filmes de época...rs. Quanto a Downton Abbey vi vários episódios e gostei muito. Obrigada pela visita ao meu blog. Abraços.

      Excluir

Oi, vou adorar que vocês também compartilhem comigos suas reflexões...